[Nerdice] Yuri On Ice

16:13




Oi pessoal!

Yuri On Ice é um anime de 2016 realizado por Sayo Yamamoto e escrito por Mitsurō Kubo, com as personagens desenhadas por Tadashi Hiramatsu.

O anime conta a estória de Yuri Katsuk, um patinador Japonês que sofre uma derrota esmagadora durante o GranPrix (uma competição grande de patinação) o que faz com que ele passe a ter uma terrível insegurança sobre patinar e o impede de continuar a praticar esse esporte.
Depois de se formar na faculdade de Detroit, Yuri volta para sua casa e visita sua amiga de infância, Yuko , no rinque de patinagem ele imita perfeitamente uma das coreografias feita por Viktor  Nikiforov, patinador russo cujo Yuri é fã.


O que Yuri não sabia é que estava sendo filmado e que mais tarde esse vídeo iria viralizar na internet, fazendo com que o próprio Viktor saísse da Rússia e fosse até o Japão para ser treinador de Yuri para fazer com que o mesmo ganhasse o GranPrix. 


O anime só tem doze episódios mas mesmo nesse espaço curto os autores conseguiram se aprofundar em quase todos os patinadores que competem com Yuri, fazendo com que assim entendamos não só as inseguranças e questões de Yuri como também das outras pessoas que estão "no mesmo barco" que ele e, apesar de ser uma estória de superação ela foge do clichê exatamente por tratar Yuri e os personagens secundários como pessoas que apesar de se esforçarem e almejarem algo nem sempre conseguem chegar naquilo que desejam e tudo bem não conseguir desde que continue acreditando.

É inegável que durante a estória existe um queerbaiting entre Yuri e Viktor afinal, ambos são muito próximos e em alguns momentos existem várias cenas em que fica implícito se eles tem ou não algo.


Existem declarações e diálogos românticos mas em momento algum se diz explicitamente que eles tem um relacionamento além de treinador-aluno.

Uma curiosidade sobre o anime é que alguns personagens foram baseados em patinadores profissionais! O Viktor por exemplo, teve sua personalidade baseada na de um patinador chamado Evgeni Plushenko e suas características físicas baseadas no ator americano John Cameron, além disso vários patinadores usaram as coreografias dos personagens , o que só prova como os autores foram absurdamente cuidadosos em retratar a patinação no gelo.

Eu não sou uma grande fã de esportes e nem costumo acompanhar patinação no gelo mas amei esse anime e entendo completamente o sucesso que ele fez no fim do ano passado, apesar do queerbaiting ter me deixado um pouco chateada, compreendo que seria arriscado para os criadores deixarem um casal gay explicito num anime em que o foco não era esse, afinal, infelizmente boa parte do público é bem conservadora e certamente não teria recebido bem a estória se tivesse um casal gay envolvido.

Siga o blog e as redes sociais, FacebookTwitterInstagram, obrigada.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images