O Que são Micro-agressões?

10:00

Oi Pessoal!

Ano passado em 2016 uma das atrizes da série Greys Anatomy, Kelly McCreary, esteve num evento de premiação e ao procurar fotos suas após a festa não encontrou nada. Tempo depois ela descobriu o motivo:  Havia sido confundida  com a atriz Jerrika Hinton no momento de divulgação das fotos.



 Indignada a triz postou um desabafo em suas redes sociais e em meio a ela, usou um termo que chamou muito minha atenção: Micro-agressões.
Coisas pequenas que parecem bobagem para quem vê de fora, mas são  violências racistas como qualquer outras.

Esse termo me fez pensar em várias coisas que acontecem não só no meu dia-a-dia como também no de outras pessoas negras, por exemplo o fato de alguns de nós optarmos por deixar nossos cabelos naturalmente crespo, livre leve e solto e pessoas brancas acharem que isso é um convite para tocar em nossos fios como se fossemos criaturas exóticas em exposição.


Ou quando pessoas brancas resolvem fazer piadas e comentários aparentemente inocentes que envolvam algum estereótipo racista, como quando dizem que dread no cabelo é sujo e nojento ou quando usam a expressão "Não sou suas negas". Uma frase que consegue ser racista e machista ao mesmo tempo.




(Imagens da série "Cara Gente Branca")
 No caso da Kelly McCreary a falta de noção que pessoas brancas tem de se ver como raça, e portanto achar que todas as pessoas negras são todas iguais, causa esse tipo de ''confusão" que parece inocente mas que é igualmente uma violência.

A nova série da Netflix "Cara Gente Branca" foi como um "botão" que fez com que desencadeasse vários pensamentos em relação a esse assunto chegando ao ponto de escrever esse texto. 
Não queria fazer apenas uma indicação da série, queria explorar um dos pontos que ela trás: o racismo é uma opressão estrutural e de fato existe racismo em tudo, nossa existência como pessoas negras perpassa a isso mas não se resume nisso. E no meio de coisas horríveis que somos obrigados a ver e viver , também sofremos esses micro-ataques e isso machuca, prejudica de um jeito que só nós podemos entender.


Adquira produtos da Amazon através deste link e siga o blog e acompanhe as redes sociais FacebookTwitterInstagram e Tumblr, obrigada.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images