[Resenha] Sem Lenço, sem documento - Mauricio Coelho

10:00


Oi pessoal!

Sem lenço, sem documento é um livro nacional escrito pelo paraense Maurício Coelho.
O primeiro conto, que carrega o título do livro, nos apresenta um futuro não tão distante, cuja temática me fez lembrar da série da Netflix, Black Mirror pois ela nos leva a refletir sobre sociedade, identidade e quem nós somos no meio disso.


Nessa estória conhecemos  o ex-camisa nove da seleção brasileira Rodrigo Leão, sempre aplaudido e prestigiado pelos fãs que sempre o reconheceram nas ruas, mas como ele lidaria com a falta de reconhecimento? Seria esse o fim de sua identidade? Ou há muito mais que o caracteriza como ser humano?

Além desse primeiro conto, dois outros tornaram-se meus preferidos no decorrer da leitura: Em "Locus Amoenus" encontramos um mundo distópico no qual o lema é "Comunidade, identidade e estabilidade" .O governo lobotomiza, ou seja tira um pedaço do cérebro, de seus cidadãos para assim controla-los melhor. Aqui o personagem central almeja encontrar um local seguro no qual possa lutar contra o governo opressor. Já em "O Futuro Está Aqui", uma nova máquina é criada e divulgada para a humanidade, o que intriga Tristán Ojeda fazendo com que o mesmo queira conhecer a máquina pessoalmente, encontro que não acaba tão bem e nos faz refletir sobre como as tecnologias estão evoluindo e as consequências drásticas (?) disso.

No geral, Sem lenço, sem documento é um livro surpreendente que vai de distopias futurísticas até mitologias gregas, nórdicas e indígenas em cenários repletos de ação, mistério e até um pouco de drama, com contos que nos fazem refletir sobre a vida e o universo de uma maneira geral. 

O único "problema" é que o livro ainda não está disponível em formato físico e para que isso aconteça o autor está promovendo uma campanha para arrecadar fundos para o projeto no Kickante , clique aqui e contribua com a literatura nacional. 

Saiba mais sobre o autor: 

Maurício Coelho é paraense, antologista, escritor e tradutor. Em 2014, publicou o livro A Cuidadosa Alice, tradução deThe Nursery Alice de Lewis Carroll. No mesmo ano, lançou a antologia Fogo Fátuo. Já em 2015, iniciou sua carreira como antologista junto a diversas editoras, organizando coletâneas de contos de diversos temas. Em 2017, publicou a antologia de contos sobrenaturais, Notívago. 

Possui textos publicados nas antologias Concurso Novos Poetas 2014, Horas Sombrias (2014) e Nanquim (2015).
Contato com o autor: moccoelho@gmail.com

Atenção, ainda da tempo de aproveitar as promoções da Amazon do mês do orgulho nerd,clique na imagem para ser redirecionado(a):



Siga o blog e acompanhe as redes sociais FacebookTwitterInstagram e Tumblr, obrigada.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images