[Resenha] Para Educar Crianças Feministas

10:00


Oi Pessoal!

Para Educar Crianças Feministas-Um Manifesto é um livro de poucas páginas escrito por Chimamanda Adichie, mesma autora de Meio Sol Amarelo e Americanah .

O que a principio era apenas uma carta para uma amiga, se transformou num manifesto em que a autora diz passo a passo como dar uma educação igualitária para crianças.

Em quinze sugestões , a autora "ensina" sua amiga como criar a filha de modo a não repressor, sem fazê-la ter vergonha de sua sexualidade por exemplo, ou coloca-la na caixinha de "coisas para meninas" fazendo com que a garota siga estereótipos de gênero , dando espaço para que ela alcance seu potencial como pessoa. Aqui a autora faz críticas muito boas relacionadas as "camisas de força do gênero" como ela mesma chama, mostrando como isso é prejudicial ás meninas . Nesse momento ela destaca como garotas pequenas se tornam alvo fácil de pedófilos por terem sido ensinadas a serem agradáveis a todo momento.

"Ensinamos as meninas a serem agradáveis, boazinhas, fingidas. E não ensinamos a mesma coisa aos meninos. É perigoso. Muitos predadores sexuais se aproveitam disso. Muitas meninas ficam quietas quando são abusadas, porque querem ser boazinhas. Muitas meninas passam tempo demais tentando ser "boazinhas" com pessoas que lhes fazem mal. Muitas meninas pensam nos "sentimentos" de seus agressores. Esta é a consequência catastrófica de querer agradar."

Ela também faz críticas ás expressões machistas que estão em nossa linguagem e a mania de as pessoas justificarem machismo com a desculpa de que faz parte da cultura.

Como nem tudo são flores, alguns comentários da autora me incomodaram/preocuparam, como por exemplo no trecho em que ela diz para sua amiga ensinar sua filha que nem todos os homens são misóginos e que existem mulheres que são machistas. Isso é absurdamente problemático, pois ,dizer que existem mulheres machistas é a mesma coisa que dizer que existem pessoas negras racistas, algo sistematicamente impossível. É claro que existem mulheres que reproduzem discursos machistas, mas elas estão sendo vitimas . E dizer que nem todo homem é misógino também é problemático pois , mais uma vez, seria a mesma coisa que dizer que nem todo branco é racista. Machismo é um sistema criado para privilegiar homens sem exceção,um homem sempre terá privilégios sociais sobre mulheres, logo todo homem é sim machista. Não podemos individualizar problemas que são coletivos.

Enfim, apesar de discordar de alguns dos pontos de vista de Chimamanda, indico a leitura , pois apesar de ser um livro curto e com algumas problemáticas, contém sim coisas importantes, tanto que um trecho dele me inspirou a escrever o texto sobre Relação Cabelo-Dor e Meninas Negras. Se for possível, adquira o livro através desse link, pois assim você ajuda o blog ^^

     Siga o blog e acompanhe as redes sociais FacebookTwitterInstagram e Tumblr, obrigada.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images