[Adendo] Feminismos,uso de maquiagem e outras coisas

13:33

Não faz muito tempo escrevi um post em que desabafava sobre o modo como a sociedade enxergava o feminismo e através dele expunha algumas opiniões. Por acaso este post acabou por ser um dos textos mais visualizados do blog (leia clicando aqui), mas muito do que disse nele não compactuam com minhas ideias atualmente, por isso resolvi fazer esse adendo. Texto original "Feminismos uso de maquiagens e outras coisas."

Feminismo é antes de tudo sobre emancipação feminina, emancipação de pessoas que nasceram com vagina e que por isso foram socializadas como mulheres, socializadas para serem inferiores. É exatamente por isso que o feminismo existe.
Já dizia Audre Lorde: "Não sou livre enquanto outra mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas.''


Fazer parte do movimento, compactuar com suas pautas não significa que você não pode ter outras lutas, mas quando se trata de feminismo o tema é emancipação feminina e ponto.

O  movimento feminista entende que mulheres são socializadas para seguir determinado padrão estético e que é muito difícil se livrar disso. Então em relação ao uso de maquiagens que foi um dos temas do texto anterior: nenhuma feminista vai arrancar o batom da mão de uma mulher ou culpabiliza-la por usá-lo , mas também nenhuma irá dizer que o uso desses produtos é empoderador por que de fato não é.

O feminismo deve ser antes de tudo revolucionário e escrevendo isso hoje pouco me importa se vai agradar ou não a gregos e troianos , existem sim muitas pautas que irão incomodar ás pessoas, principalmente homens, mas que incomode a intenção é mudar um sistema que é opressor.

E ao contrário do texto anterior que disse entender vertentes mais radicais do feminismo porém não concordar, hoje penso diferente e concordo sim. Feminismo radical é feminismo raiz, que procura a raiz do problema (ou seja o patriarcado) e faz com que pensemos nas múltiplas violências que vivemos e lutemos contra elas.

Assim como no texto anterior, deixarei alguns links de sites sobre o assunto e aviso que continuarei a trazer livros sobre o assunto como forma de indicação/discussão aqui para o blog.

Sites:







Siga o blog e acompanhe as redes sociais FacebookTwitterInstagram e Tumblr, obrigada.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images