Negros na literatura

15:14

Oi pessoal. No post de hoje eu queria falar de personagens negros na literatura e como eles foram/são representados tanto nos livros clássicos como nos contemporâneos.
Bem, um exemplo de personagem negro na literatura clássica pode ser o João Grande do livro "Capitães de Areia" escrito por Jorge Amado, o garoto é descrito como grande, protetor e burro. A partir daí, já é possível enxergar um estereótipo sobre meninos negros que, por tanto tempo foram representados como burros, preguiçosos dentre doutras características pejorativas.

Ainda que com muita dificuldade, esse modelo vêm mudando atualmente e personagens negros sem nenhuma tipificação estão cada vez mais presentes na literatura o que causa certa polêmica pois quando as pessoas leem, apenas imaginam os personagens e, devido a normatização de personagens brancos, acabam se surpreendendo quando percebem que o modo como imaginavam não era o mesmo idealizado pelo autor(a). Exemplos disso são as sagas Jogos Vorazes e Harry Potter.

 Na primeira saga a personagem Rue é descrita como sendo negra em alguns momentos da estória, o que foi ignorado por muitos fãs, que se surpreenderam negativamente ao ver a atriz Amandla Steinberg interpretar uma personagem que na cabeça da maioria era branca.

 Já em Harry Potter, temos o que talvez tenha sido uma das maiores polêmicas de 2016 com a personagem Hermione Granger sendo interpretada pela atriz Noma Dumezweni no espetáculo teatral "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada", em Londres, o que foi contestado por muitos fãs que alegavam que a descrição de Hermione deixava óbvio que se tratava de uma garota branca, chegando ao ponto da autora da saga , J.K Rowling ter de  afirmar em seu Twitter nunca ter descrito a cor da pele de Hermione.


Tudo isso só serve para confirmar como o pensamento de que ser branco é o "normal" ainda existe e que precisamos admitir que temos essa visão para  as coisas começarem a mudar.

Isso também é uma mensagem para autores iniciantes que, assim como eu, publicam suas estórias originais na internet a espera de uma editora. Você autor(a) deve lembrar-se de que pessoas negras não são uma exceção e que elas podem sim serem inseridas numa estória sem nenhum tipo de esteriótipo ou tipificação.
Então é isso, não deixem de seguir o blog e as redes sociais, comentar e compartilhar, obrigada.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images