[Resenha] O Diário de Anne Frank e o Perigo do Discurso de Ódio

21:48

Oi galera, tudo bem? Muitos dos que estão lendo esse post devem estar cansados de ouvir falar de Anne Frank e seu diário mas acho que o contexto em que ele foi escrito se assemelha um pouco com algumas situações pelas quais estamos passando, por isso não resisti em fazer um "link" aqui.



O diário foi escritos por Anne durante sua adolescência entre 12 de junho de 1942 e 1º de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial e neles ela relata seus pensamentos e seu cotidiano no esconderijo onde vivia com seus pais e irmã e posteriormente com uma família judaica amiga de seus pais, ela também  escreve em alguns momentos coisas sobre a Segunda Guerra como o avanço do exercito de Hitler e a reação de outros países a isso.

Como muitos já devem saber, Anne e sua família foram encontrados pela SS e mandados para campos de concentração, o único sobrevivente foi seu pai que voltou para publicar os diários da garota como forma de memória dos ocorridos.

Tudo isso serve para nos mostrar o quão perigoso pode ser um discurso de ódio, a histeria e a mania de achar culpados para alguma crise. Temos que lembrar que não só judeus eram mandados para campos de concentração, mas também homossexuais, feministas ou mulheres que optavam por não casar e ter filhos. Por isso precisamos nos manter atentos a todos os meios de comunicação, evitar ler/assistir apenas uma unica fonte e acima de tudo saber ouvir. Sei que tudo isso é difícil pois também tenho esse problema de formar uma opinião e achar que ela é inabalável, mas se não fizermos isso, rapidamente nos encontraremos numa situação da qual não saberemos como sair.

 (clique na imagem para ver melhor)

Enfim é isso, não deixem de seguir o blog e as redes sociais, comentar e compartilhar o post, obrigada.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images