Como conversar com um fascista

12:00


Oi pessoal. Bem,não é novidade pra ninguém que estamos passando por um momento político delicado, acompanhado de uma onda fascista, pois temos Trump nos E.U.A, um governo ilegítimo em nosso país e certos radicalismos tanto da "direita" quanto da "esquerda". Mas como lidar com tudo isso?

O livro da filosofa contemporânea Marcia Tiburi -Como Conversar com um Fascista-Reflexões Sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro- permite ao leitor entender vários aspectos do atual cenário político ,  explicando os perigos dos discursos de  ódio e do analfabetismo político e expondo opiniões de maneira didática, sendo a autora generosa com quem não compartilha de seu repertório.

"No gesto de todo fascista- seja o homofóbico,o machista o racista, o que defende a desigualdade de classes, ou a "natureza" superior de uns contra outros, no fascismo sutil do capitalista que diz que as coisas não podem ser diferentes- está o ressentimento, sinônimo de ódio, marca da impossibilidade de ir além de si mesmo, de produzir um mundo melhor para todos"

 A democracia e sua importância para o desenvolvimento do país é defendida a todo momento e expõem  o fascismo como uma ameaça:

 "O fascista está para a democracia como o pedófilo está para a criança."

 Marcia também coloca em pauta temas que precisam ser mais discutidos socialmente como a legalização do abordo e a mania que sociedade ainda tem em culpar a vitima pelo estupro sofrido, e como isso está entrelaçado ao tão perigoso discurso de ódio. Os trechos que mais chamaram minha atenção nesses sentido foram:

"Na lógica do estupro toda e qualquer culpa recai sobre a vítima. Ao fazer recair a culpa sobre a vitima, o estuprador não é responsabilizado por seu ato. O estuprador projeta sua culpa no outro e pode aproveitar sua liberdade"
 e
" O ódio no discurso contra a legalização do aborto defende ocultamente a morte das mulheres pobres ou desamparadas legalmente no seu ato comum de abortar".

Os trechos interessantes e certos "tapas na cara" que a autora nos dá, me conquistaram e me convenceram definitivamente da importância de nos mantermos atentos a certos discursos,e vigilantes.


Se você gostou siga o blog e as redes sociais e não deixe de comentar e compartilhar o/.






You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images