[Resenha]Pretinha, eu? + Não me chame de "moreninha".

11:00

Oi galera, o post de hoje é sobre um livro infanto-juvenil escrito por Júlio Emílio Braz,autor nacional com vários livros publicados pelo Brasil com nomes de pseudônimos e alguns nos EUA.
O livro é narrado por Bel, estudante do colégio Harmonia, que,junto com suas amigas, se surpreende ao deparar com a aluna nova, Vânia, a única garota negra do colégio e alvo de piada para todos os alunos,inclusive Bel  e suas amigas Carmita,Vivi,Barbara e Tatiana, em especial Carmita, que nutre um ódio mortal por Vânia.

Mas é a partir daí que surgem as duvidas de Bel, filha de mãe branca e pai negro, a mesma se pergunta se não é tão "pretinha" ,como costumam chamar Vânia, quanto ela.
Essa pergunta  é respondida pela própria mãe da personagem que a define como "Moreninha", o que só gera mais duvidas na garota.

Com o passar da narrativa,passamos a conhecer "as muitas faces de Vânia" como a própria Bel diz, que desabafa sobre a pressão que sofre tanto de sua família como dos professores,para ser perfeita,bem vista e aceita naquele meio social.
Este livro é incrível, sendo que em 59 páginas ou seja dá pra ler numa sentada ,o autor consegue expor o racismo em dois pontos de vista, o de Vânia, que sofre com comentários piadas e é obrigada a ter o comportamento X para ser aceita ali e o de Bel, que é chamada de "moreninha" e é obrigada a ouvir e normalizar comentários de sua amiga, Carmita para não ser humilhada como Vânia. 
Pois é, um livro dos anos 90 nos mostra que não é de hoje que as pessoas tentam "amenizar" o fato de serem negras com os termos "moreninha,morena escura" e etc, como se ser e chamar ou ser  negro (a) fosse uma coisa ruim,negativa. Cheguei até a conhecer pessoas que achavam que este termo era ofensivo e trocavam por termos como "mulato" que,se pesquisarmos o significado, é uma palavra extremamente racista, esse é um fato que com certeza precisa ser mas discutido e refletido na sociedade.


Se você gostou,siga o blog e as redes sociais e não deixe de comentar e compartilhar.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images