Livros da Fuvest #1:Vidas Secas

11:00


Oi galera, a resenha de hoje é sobre um dos livros pedidos ela fuvest,pretendo falar dos outros, mas será algo "de aluno para aluno" pois muitos estou lendo pela primeira vez, assim como várias pessoas.
O livro é escrito por Graciliano Ramos,cronista carioca do século XX,também conhecido por obras como Caetés e São Bernardo.
O livro começa com Fabiano, sua mulher, Sinhá Vitória, seu dois filhos e a cachorra Baleia saindo de onde estão para um lugar melhor, já com o título de "Mudança" o capítulo inicial mostra esses personagens a procura de um lugar melhor, que é teoricamente encontrado,não se sabe se antes ou depois e já explico o porque, quando essa família se acomoda numa fazenda que mais tarde descobrem pertencer a um fazendeiro que os cobra uma dívida infinita, fazendo praticamente Fabiano um escravo. Digo não saber se isso se passa antes ou depois da fuga pois esse livro é conhecido como "desmontável" por ter capítulos aparentemente independentes, que não necessitam ser lidos em ordem.
Com este senário árido e triste, o autor mostra a desumanização dos personagens, mostrando o próprio personagem principal se vê como um bicho e não como um homem, percebemos isso principalmente no modo como seus filhos são descritos, ambos não recebem nomes,sendo chamados de "Filho mais velho e filho mais novo", é como se a cachorra Baleia fizesse mais parte da família que eles, cachorra aliás que recebe esse nome como uma ironia, afinal é extremamente magra e faminta, mas ganha um papel importante na história,tendo até um capitulo triste e chorante de ponto de vista.
Talvez a personagem mais humana, que se enxergue com mais humanidade, seja Sinhá Vitória, mulher de Fabiano que sonha com uma vida melhor e almeja o tempo todo uma cama onde ela e seu marido possam dormir como gente.
A obra também e conhecida pelas poucas falas, já que os personagens possuem pouca capacidade de se comunicar,o que inclusive leva a prisão de Fabiano pelo Solado Amarelo, que não consegue entender Fabiano por o mesmo não saber se expressar, se justificar,e,apesar de Fabiano guardar certo rancor desse personagem e até arquitetar uma vingança, chega a conclusão de que "Governo é governo" e muda de ideia.
Veja mais detalhes técnicos sobre a obra clicando aqui.


Se você gostou siga o blog e as redes sociais, não deixe de comentar e compartilhar .

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images