[Resenha] 1984, George Orwell

11:00

Olá meus queridos(as) tudo bem? A resenha de hoje é sobre o livro 1984 de George Orwell, escritor e jornalista e mesmo autor do livro A Revolução dos Bichos.
Este livro ,supostamente, se passa no ano de 1984  se passa numa sociedade distópica completamente diferente da nossa se analisarmos bem não tão diferente assim  em que todos são vigiados a todo momento, cada ação é monitorada ,e, apesar do Partido não poder ler pensamentos, pode controla-los através de denuncias feitas por pessoas que ouviram algo suspeito contra o governo ( cujo nome é crimideia) ou das próprias teletelas,que são câmeras iguais as da capa que vigiam a sociedade 24 horas por dia.

Eles vivem no sistema do Socialismo Inglês ou Ingsoc, cujo o governo tem três lemas que são "Guerra é paz,Ignorância é força e Liberdade é escravidão"
Além disso temos o Partido que é liderado pelo Grande Irmão, do qual todos são obrigados a amar e respeitar e que impõe a Novilíngua, que é o idioma falado por toda a população da Oceania.
E falando em Oceania, além de todas essas excentricidades ,o mundo criado por Orwell é dividido em Oceania, Eurásia e Lestásia,ou seja continentes juntos. 
Bem agora que este universo complexo está apresentado vou começar a falar sobre os personagens.
Winston Smith é o personagem central, que não consegue evitar questionamentos sobre sua vida e sobre essa sociedade. Com todos esses questionamentos ele começa a escrever um diário,anotando seus pensamentos num local de sua casa onde a teletela não pode ver.Uma das coisas que ele mais diz é que só os proles (ou seja os pobres e miseráveis) serão os únicos que poderão mudar aquela sociedade e ele passa  acreditar nisso mais ainda quando conhece Julia, a mulher por quem nutre um sentimento reciproco, que os levam a tentar  uma revolução social.
Bem, eu acho que nem preciso dizer que me apaixonei por esse livro e que recomendo a todos, mas não posso deixar de comentar que é essencial,antes de começar a leitura,ter pelo menos uma base do que são os sistemas capitalistas,socialistas e comunistas,pois algumas pessoas podem acabar se confundindo nesse sentido.
Se você gostou Participe do Site, siga as redes sociais e não deixe de comentar e compartilhar.




You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images