Resenha: Ensaio sobre a cegueira

22:13




José de Sousa Saramago foi um escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português. Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998.

O livro se inicia numa avenida cheia de carros onde um motorista causa trânsito por ter contraído uma cegueira instantânea,ele é ajudado por um personagem que mais tarde também contrai a cegueira, a partir dai o episódio se repete até que percebamos que se passa de um contágio que ninguém consegue explicar.

Os personagens centrais um médico e sua esposa, que é a única que não foi atingida pela epidemia, são levados a uma quarentena, que se enche cada vez mais de cegos que estão "largados" pelo governo, juntos todos vivem por conta própria .

Não pude deixar de amar este livro apesar da leitura difícil pela escrita ser mantida em português de Portugal (exigências do próprio autor) , mas a história nos proporciona uma experiência de até onde o ser humano vai para se manter vivo, protegido, o desejo de poder e também nos faz refletir sobre quem somos e chegamos a conclusão de que não somos nada, ali todos cegos e em condições precárias eram iguais, mesmo com dinheiro ou ideia de poder todos estavam no mesmo lugar e na mesma situação.

Gostou? Então inscreva-se no blog clicando em "Participar deste site"

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images