Padrão de beleza, podemos escapar disso?

14:19



Em todas as sociedades, desde os tempos antigos, temos estereótipos de beleza. Por exemplo no japão a mulher bonita é a mulher de pé pequeno, muitas se sacrificam para conseguir alcançar isso. Mas de onde essas ideias vem e até quando vamos ter que nos submeter a elas?

Os meios de comunicação sempre serviram, de algum modo, para nos dizer como ser. Artistas como Sandro Botticelli e Francisco Goya valorizavam as "curvas" no corpo da mulher hoje em dia somos obrigadas a sermos magras porque isso é considerado o corpo perfeito. Sem falar que numa sociedade capitalista além de tudo isso todos são obrigados a usar roupas caras ou "de marca" para nos encaixarmos no que é certo para a sociedade.

Acho muito bacana a atitude de alguns micro-blogs e paginas no facebook de fazer quadrinhos que rompem esses estereótipos e padrões como este feito pela Carol Rossetti:

Os meios de comunicação, o "Sistema" nada mais quer do que fazer com que sejamos todos iguais. Na minha escola por exemplo é como se todos os meninos tivessem sido feitos na mesma fábrica, todos usam bermudas, bonés das Obey, casaco de futebol americano e tênis Vans e é incrível como todos os outros meninos do bairro também se vestem assim. Entre as meninas também existem padrões como ter o cabelo liso. Meu cabelo é crespo e tenho orgulho dele tenho que admitir que gosto de alisa-lo ás vezes para mudar o visual, afinal o cabelo é meu e faço as mudanças que quero, mas sempre sou pressionada por amigos e conhecidos que dizem "Porque você não faz progressiva? Seu cabelo ia ficar lindo" ou perguntam o porque não uso maquiagem todos os dias como elas fazem. Vamos combinar gente, qual a necessidade de meninas de 15,16 e 17 anos se encherem de maquiagem todos os dias? Para mim isso se chama insegurança. 
È difícil escapar de tudo isso? Sim, mas na minha opinião com um pouco mas de personalidade e opinião própria não seriamos mais tratado como máquinas, "Another brick in the wall" como diz o Pink Floyd.
Gostou? Então inscreva-se no site, basta ter uma conta no google (gmail) e clicar em "Participar deste site"

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Curta a fanpage

Instagram Images